A refeição mais importante do dia

Desde que me conheço por gente tenho lembranças da minha mãe dizendo pela manhã que eu tinha que me alimentar porque o café da manhã é a refeição mais importante. Ao longo do tempo fui ouvindo isso em diferentes fontes e por diferentes pessoa mas nunca vi ninguém explicando o porque de ser “a refeição mais importante do dia”, além de ser um hábito intimamente associado à perda de peso. Alguém teria um palpite?

Explico: Durante o período do sono (em média 8 horas), nosso corpo retira energia para manter o funcionamento do organismo através do glicogênio armazenado no fígado.

Quando o estado de jejum é superior à 10-12 horas passa a ocorrer um processo chamado de gluconeogênese que, dentre inúmeras reações, acaba por liberar substâncias chamadas de corpos cetônicos que servem de fonte de energia para muitos tecidos, inclusive para o cérebro quando estão em concentrações elevadas no sangue. Essa liberação de corpos cetônicos acaba por interferir na secreção de insulina e também reduz a formação de uma substância chamada de triiodotironina, que é a forma ativa de um hormônio  da glândula tireóide.

A consequência disso que é a quantidade de energia necessária para seu corpo realizar as funções básicas pode reduzir em até 25%, facilitando o aumento de peso.

Percebem a importância?

Durante alguns momentos na faculdade tive contato com uma série de pessoas sempre dizendo que não tinham tempo de fazer o café da manhã. Bom, entendo isso como falta de organizar melhor o tempo. Dá pra otimizar as coisas deixando a mesa do café posta, só retirando da geladeira aquilo que for necessário ser mantido sob refrigeração. Acordar 15 minutinhos mais cedo pra fazer a refeição sentado à mesa certamente valerá a pena!

E para os que dizem que acordam sem fome pela manhã e não conseguem comer de jeito nenhum, acreditem, é questão de se habituar. Começar com um suco de frutas, uma torrada ou uma fruta já é um começo pra futuramente ser uma refeição de fato equilibrada. Hoje agradeço à minha mãe que insistia que eu comesse alguma coisa todas as manhãs antes de ir pro colégio.

E pra fechar, deixo aqui a receita do meu café da manhã de hoje! Se tem uma coisa que me deixa feliz pela manhã é banana com mel! Como estou quase de férias consegui preparar panquecas com recheio de banana e mel, mas a  massa também pode ser preparada na noite anterior e conservada em geladeira até a manhã seguinte.

Ressalto que nesta receita usei farinha de trigo refinada. Particularmente não gosto de usar a farinha integral para massa de panquecas porque acho que fica muito pesado. Então, pra não ficar só aquela farinha branca sem muitos nutrientes, procuro sempre acrescentar linhaça e/ou gergelim na massa.

Vamos à receita!

Para os ingredientes:

[Massa]

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de água

1 ovo de galinha inteiro

2 colheres (sopa) de semente de linhaça marrom

Canela à gosto

[Recheio]

8 bananas prata

8 colheres (sobremesa) de mel

Para o preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa por aproximadamente 5 minutos, garantindo que a massa fique bem homogênea. Aqueça uma frigideira média antiaderente e despeje uma concha média da massa. Quando a massa se soltar, vire-a com a ajuda de uma espátula até que os dois lados estejam bem dourados. Caso sua frigideira não seja antiaderente, unte-a com um fio de azeite de oliva ou o óleo vegetal de sua preferência. Cuidado pra não exagerar na quantidade de azeite!

Para o recheio, basta picar a banana em rodelas e regar com o mel. Se preferir, também pode amassar a banana e misturar com o mel para rechear.

Feche a massa na metade e sirva ainda quentinha!

O rendimento é de aproximadamente 8 panquecas.

Ressalto que a foto não está das melhores porque foi tirada com o celular, mas a tendência é melhorar!

Outra sugestão é que o recheio pode variar. Com geléia de frutas cítricas fica maravilhoso! Pra acompanhar numa manhã fria como a de hoje, sugiro um chá de laranja com cravo ou um café preto sem açúcar! Huuuum!

Bom dia pra vocês!

Anúncios

2 responses to this post.

  1. muito bem lembrado, o que mais vejo no consultorio são pessoas que não possuem o hábito de comer pela manhã, resultado? qdo aprendem não param mais pois percebem bem as diferenças e benefícios.

    Responder

  2. Fernanda, adorei este post! Também conheço pessoas que dizem que “não tem tempo” de se alimentar melhor… Mas alimentação saudável é questão de prioridade! Obrigada pelo seu comentário no meu blog, aliás, como você ficou sabendo dele? Vou colocar este blog na lista dos meus blogs amigos!!
    Beijos!
    Carol

    Responder

Dê sua colherada aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: